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terça-feira, 30 de junho de 2009

A Planilha

A planilha de treinos das últimas 16 semanas está pronta e já comecei a segui-lá!

Acertei semana passada com o Flávio os seus detalhes e recebi algumas orientações básicas.

Treinarei praticamente durante todos os dias. Só descansando mesmo de correr na segunda-feira, após 2 longões seguidos no final de semana.

Os treinos abrangem a maioria dos fundamentos essenciais para um treinamento de corrida. Terei treinos de velocidade, ritmo, resistência e regenerativo.

A base é praticamente a mesma para todas as semanas:
- na segunda, descanso;
- na terça, velocidade (tiros ou tempo runs);
- na quarta, ritmo/regenerativo;
- na quinta, subidas;
- na sexta, regenerativo;
- no sábado e domingo, resistência/ritmo com os longões.
Porém a intensidade e distâncias vão aumentando e diminuindo durante as semanas.

Os treinos de longas distâncias, ou os famosos longões, ocorrerão todos os sábados e domingos (podendo chegar a 4 horas em um dia e 5 horas no outro), sem intervalo de um longo para o outro. O segundo longo serve para acostumar o corpo a continuar correndo mesmo cansado.

O descanso da corrida na segunda é importante para que o corpo se recupere, reduzindo as chances de lesão.

Além dos treinos de corrida, continuarei treinando musculação 3 vezes por semana para fortalecimento da musculatura, não somente dos membros inferiores mas também de todo o corpo.

Na planilha está contida todas as provas que participarei como preparação. Serão 4 no total: 2 meia-maratonas, uma maratona e uma supermaratona de 50km. Cada uma com suas particularidades que com certeza ajudarão na minha preparação.

Ao todo, serão 106 dias de treinos. Sendo que serão 90 treinos efetivos de corrida, os quais percorrerei aproximadamente 1.730km (aproximadamente a distância entre Campinas e Chuí), sem contar os 75km da prova.

Hoje fiz o primeiro treino! Restam apenas 89 treinos e 1.714km para percorrer. (rs)


9 comentários:

  1. Massa, vc pode me enviar a sua planilha pra servir como referencia no meu e-mail: ammsilva@hotmail.com

    pois pretendo fazer ultramaratona serra do araripe, 50km eu ja fiz 11meias maratonas e 4 maratonas nos ultimos dois anos.
    grato

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  2. Muito bom!! Vc poderia enviar a planilha em Exceloja pra mim? jotapm@gmail.com

    Obrigado!

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  3. boa tarde top demais estou treinando para ultra 50 k x terra se puder enviar a planilha serei grato scarrioll@ig.com.br. treino 3 vezes na semana 16 semanas primeiro mes base depois acertar os longoes de 4 horas depois lapidação

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  4. Kleber, boa noite. Poderia me encaminhar a planilha ? Comecei a correr em Outubro do ano passado, já somando no total mais de 1.200k percorridos. Se possível, enviar, por gentileza, para o e-mail borguetti5@hotmail.com desde já agradeço.

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  5. Olá Kleber, muito massa seu blog ! Parabens ! Eu farei 75km BertiogaMaresias . Você poderia por favor me enviar a

    planilha em meu email: pontes.rodrigo@hotmail.com


    Muitissimo Obrigado !!
    Bons treinos !
    Abraço

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  6. Gostaria se possivel desta planilha de uma forma mais legível para usar como referências e criar uma com base em mim mesmo, por favor, se for possível.
    Pretendo correr 50 km em setembro de 2018.

    alissonblanka@yahoo.com.br

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  7. Muitos parabéns pela matéria! Peço o favor de me enviar sua planilha para utilizar como base para o treino da ultra maratona (100 k Trail). paulorodrigues42@gmail,com Grande abraço!

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