Baixe o Adobe Flash Player

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Resumo da Semana (21/09 à 27/09)




Décima terceira semana.

Por causa da Corrida Integração, modifiquei meu treino de sábado. Ao invés de fazer 4 horas, fiz apenas 3. Todo em terreno plano. Foram diversas voltas na pista interna da Lagoa do Taquaral. Confesso que prefiro trechos intermináveis de subidas a ficar dando voltas em um mesmo lugar, mesmo que totalmente plano.

No domingo, completei pela 6ª vez a Corrida Integração. Fiz os 10km em 40:54. Um pouco acima do meu melhor tempo nessa prova. Como o meu foco e minha preparação não estavam voltados para uma prova curta, foi bom demais o resultado.

Essa prova, como ja mencionei antes, é muito importante para mim por ter sido a primeira. Foi dela que surgiu essa paixão pela corrida.

Logo após 2 hora de ter cruzado a linha de chegada, estava eu fazendo o restante do treino do dia. Percorri cerca de 30km em 3 horas debaixo de um sol a pino.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Resumo da Semana (14/09 à 20/09)




Décima segunda semana.

Destaque para os longos do final da semana.

No sábado estava previsto fazer 4 horas, porém senti muitas dores nas pernas e parei com 3h30. O tênis que comprei a pouco mais de 1 mes, já nao estava amortecendo mais nada.

Por ter feito o treino de sábado em asfalto e ter sentido dores, optei em fazer um percurso em estrada de terra para não correr o risco de ter que parar.

O percurso escolhido, para fazer minha primeira 5 horas de treino, era todo constituído de longas subidas e descidas. Apenas 30% era plano.

Percorri cerca de 49km! O máximo que percorri até hoje em um único treino!

Posso afirmar que pela primeira vez senti o que é correr uma ultra. Por várias vezes me arrastava, caminhava... mas não desisti. Lembrei da frase do Dean Karnazes onde dizia: "corra quando você puder, ande se tiver que andar, rasteje se for necessário, mas nunca desista!". Foi superação total.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

1 mês

Falta exato 1 mês para o grande dia. O grande desafio de minha vida até o momento.

Restam apenas 25 treinos até lá, distribuídos em 30 dias! Apenas 2 semanas de longos. Os mais duros deles, onde farei 4 horas nos sábados e 5 horas nos domingos.

Ainda participarei de mais 2 provas. Os 21k da Track & Field e os 10k da Integração, prova que não podia deixar de participar por ter sido a primeira da minha vida.

Até o momento tudo "corre" como o previsto. Tenho certeza que continuará assim.

Maratona das Praias

Sábado de manhã fui para Bertioga com meus pais para mais uma maratona. Essa diferente pelo percurso, todo pela praia.

Fui no intuito de apenas fazer um treino de luxo. Mas como todo ser humano é competivo por natureza, mudei meus planos para tentar melhorar meu tempo em maratona. Afinal o tempo parecia colaborar, pois estava nublado quando cheguei, e o fato do percurso não possuir subidas, instigava.

Domingo amanheceu com ceú azul e um belo sol, o que preocupava por causa da temperatura se elevasse muito. Mas o que mais me preocupava era molhar os pés e o surgirmento de bolhas.

Até os primeiros 13 km foi tranquilo, piso duro e batido, pulava os canais e desviava das poças como podia. Porém em alguns trechos era necessário atravessar pequenos riachos, onde molhar os pés era inevitável. Na divisa entre as praias do Indaiá e Riviera de São Lourenço a água chegava próximo aos joelhos.

A partir do km 14, com os pés já encharcardos, as bolhas foram surgindo. E com elas meu ritmo foi caindo gradativamente.

Larguei convicto em fechar a prova em 3h10 com um ritmo médio de 4h30 por km. Consegui manter esse ritmo até o km 18 e fechei a meia maratona em 1h37.

O restante da prova foi esquecer das dores provocadas pelas bolhas e continuar correndo apreciando a bela paisagem.

Ao cruzar a linha de chegada, além da emoção, foi muito gratificante ver meus pais que pela primeira vez me acompanharam em uma prova.

Fechei a prova em 3h25, ficando em 25º no geral e 2º em minha categoria. Resultado que me levou pela primeira vez ao pódio!!! Foi muito bom saborear essa sensação, ainda mais com a presença de meus pais. Eles me deram sorte! Pena que minha namorada não estava presente, mas com certeza me verá em outros pódios!!!

Essa prova foi muito importante para sentir parte do que enfrentarei em Outubro.











terça-feira, 15 de setembro de 2009

Resumo da Semana (07/09 à 13/09)

Décima primeira semana

Como na semana passada, fiz tiros no início da semana.

Por causa da Maratona das Praias, não fiz o longo de sábado. Fiz apenas 2h30 na sexta.

No domingo, fiz a maratona. No próximo post falarei sobre ela.

sábado, 12 de setembro de 2009

Resumo da Semana (31/08 à 06/09)


Décima semana!

Fiz treino de velocidade no início da semana com alguns tiros. No final de semana, os tradicionais longos.

Dessa vez o segundo longo aumentou em 30 minutos. Domingo por causa da mau tempo, acabei treinando no final da tarde e fiz uma parte do treino de noite. Foi bem perigoso pois estava em uma rodovia.

Graças a Deus consegui terminar o treino normalmente.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Reportagem

O site oficial da Associação Atlética Ponte Preta publicou recentemente uma reportagem sobre mim.

O texto fala um pouco da minha paixão pela corrida e pelo meu time!

Confira a reportagem!

Maratona das Praias

Nesse domingo farei a Maratona das Praias, em Bertioga, como parte do treinamento.

Em sua primeira edição, o percurso rústico de 42km será praticamente todo em areia, passando pelas praias da Enseada, Vista Linda, Indaiá, Riviera de S. Lourenço e Itaguaré.

Mais uma vez captaremos imagens para o documentário.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Apoio de Bike

Está no regulamento do Revezamento Bertioga-Maresias que todo atleta da categoria The Survivors (solo) têm que ter um apoio de bicicleta durante todo o percurso.

Estava difícil de encontrar um ciclista que topasse encarar esse desafio comigo, porém como diz o ditado: "quem tem boca, vai à Roma", acabei encontrando o biker ao conversar com amigos da academia.

Marcelo de Souza Siqueira, que treina musculação na academia onde treino, é um ciclista experiente que nunca participou dessa prova ou fez apoio para um corredor.

Ele possui em seu curriculo as principais provas de mountain bike, tais como o Big Biker, Desafio da Mantiqueira e Endurance Bike. Participou por 2 vezes da mais importante e difícil prova da América Latina, o Iron Biker.

Muito obrigado Marcelo por aceitar esse mais novo desafio!