Baixe o Adobe Flash Player

terça-feira, 28 de julho de 2009

Resumo da Semana (20/07 à 26/07)



Quarta semana! 25% dos treinos realizado!

Essa semana não fiz trabalho de velocidade. Na terça foi apenas um regenerativo de 12km em ritmo bem confortável.

Os demais treinos durante a semana se repetiram. No final de semana fiz 2 horas no sábado e 2 horas no domingo. No domingo percorri uma distância maior que no sábado. Fato curioso que mostra que meu corpo está se adaptando às rotinas de longos.

Resumo da Semana (13/07 à 19/07)


Terceira semana!
Semana que antecedia a Meia-Maratona de Campinas. Por causa dela, meu treino longo de sábado foi antecipado para sexta. Dessa maneira, descansei para que pudesse ter um rendimento melhor na prova.
Estava previsto um treino de 2 horas para o período da noite de domingo (mesmo dia da meia-maratona), porém acabei não realizando por motivos de trabalho. Por causa disso, a kilometragem da semana deu uma diminuída. Foi o primeiro treino não realizado até o momento.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Meia-Maratona de Campinas

Ontem aconteceu a 12ª edição da Meia-Maratona de Campinas.

Esse ano a prova saiu de Joaquim Egídio e foi para um condominio fechado. O percurso ficou muito mais difícil com longas subidas, conforme comentei semana passada depois de faze-lo como parte do meu treino de domingo.

Como previa, não consegui melhorar minha marca em meia-maratona, mas mesmo assim fui super bem: fechei em 1h36"12, ficando em 9º na minha categoria. O mais importante foi que cheguei inteiro.

Aproveitamos para fazer algumas imagens que com certeza servirão para compor o documentário.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Resumo da Semana (06/07 à 12/07)



Segunda semana cumprida! De novo foram 103km percorridos.

A semelhança na kilometragem se dá pelo fato de que a maioria dos treinos são por distância, sendo somente os longos por tempo. E como sou bem ritmado, as distâncias ficam parecidas.

A única diferença para os treinos da semana passada foi o treino de velocidade da terça, que dessa vez fiz tiros. Três de 1600 metros, no tempo de 6"20' cada, por 800 metros de recuperação.

Embora não goste nem um pouco, sexta fui obrigado a fazer o treino na esteira. Tinha chovido durante o dia e a pista onde treino estava impraticável, sem falar no frio.

Os demais foram semelhantes, mudando apenas o percurso do longo de domingo. Parte do treino fiz no percurso da Meia-Maratona de Campinas, prova que correrei no próximo domingo. Posso dizer que a prova será bastante difícil. O percurso é bastante técnico, com diversas subidas.
O bacana desse treino foi que pela primeira vez conheci correndo o percurso antes da prova e que corri os 21,097km com outros corredores (algo raro de acontecer).

Pretendia melhorar minha marca de 1h34 em meia-maratona nessa prova, mas estou ciente que será díficil. Se eu fizer algo próximo a isso já estará excelente.

Com certeza os treinos de subidas que venho realizando às quintas me ajudaram e irão ajudar bastante. Pude perceber nesse treino que meu ritmo caía muito pouco nos longos trechos de subidas.

domingo, 12 de julho de 2009

Revezamento Bertioga-Maresias

O Revezamento Bertioga-Maresias acontecerá no dia 17 de Outubro com largada no Forte de Bertioga e chegada em Maresias.

As equipes participantes serão compostas por 3, 6 ou 9 corredores para percorrerem os 75km. No meu caso participarei na categoria The Survivors (Solo), onde pelo regulamento da prova será necessário ter durante todo o percurso um acompanhante de bicicleta.

A prova é dividida em 9 trechos com distâncias e dificuldades diversas, passando por praias de areia dura e areia fofa, estrada de asfalto, estrada de terra, travessia de rio com água no joelho e subida de serra.

São 75km das mais belas paisagens e praias do litoral paulista.

É possível ter maiores informações através do site do evento: http://www.ciadeeventos.com.br/eventos2009/maratona2

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Primeiras imagens...

Conforme prometido no último post, abaixo estão as primeiras imagens da filmagem de ontem.


quinta-feira, 9 de julho de 2009

Vídeo

Hoje recebi uma surpresa da minha namorada. Ela fez esse vídeo pra mim. Muito obrigado linda, te amo!!!


Filmagens

Hoje finalmente gravamos as primeiras tomadas do documentário.

Eu e o Manza fomos até a Lagoa do Taquaral (local onde treino durante a semana) para filmar um pouco do meu treino.

Ficamos empolgados com o resultado. Em breve postarei algumas imagens.

Rotina

As pessoas acham que minha vida é só treinar. Sou um simples mortal como a maioria. Não sou profissional, sou apenas um atleta amador que tento "fazer mágica" para conciliar tudo.

Trabalho como programador das 8h às 17h30 de segunda à sexta, e de noite desenvolvo alguns projetos para complementar a renda. Chego do trabalho, treino, e depois ainda continuo trabalhando. Durmo em média 5 horas por dia durante a semana.

No final de semana faço os longos e quando não viajo para participar de provas, trabalho. Tento achar algumas folgas para namorar, estar com amigos ou fazer outras coisas que gosto.

Todo atleta amador sabe como é dificil treinar depois de um dia inteiro de trabalho, quando suas energias estão praticamente esgotadas. Não é fácil e é necessário ter uma força de vontade muito grande para não desistir.

Meus treinos faço praticamente sozinho, pois é dificil encontrar alguém que tenha a mesma disponibilidade, o mesmo objetivo, o mesmo ritmo, etc. O que torna mais dificil a tarefa, afinal correr com alguém sempre é mais motivador.

Tenho que abrir mão de várias coisas para poder treinar. Minha vida acaba tendo várias restrições, mas é isso que escolhi, é isso que gosto, não tenho do que reclamar.

Além da corrida, tenho uma outra paixão que é sagrado pra mim: meu time de coração, a Associação Atlética Ponte Preta. Acompanho sempre, indo em todos os jogos em Campinas e alguns fora.

Me considero uma pessoa normal, porém dedicado com meus objetivos. Sempre vou em buscar deles. Sou um obcecado por desafios.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O que é uma ultramaratona?


Muitas pessoas simplesmente não fazem idéia do que é uma ultramaratona. Acham que é uma corrida qualquer ou apenas uma maratona com um nome diferente.

Ultramaratonas são corridas a pé que ultrapassam a distância oficial da maratona que é de 42km e 195 metros.

Existe 2 tipos de provas: aquelas onde o corredor percorre uma distância fixa (normalmente de 50, 75, 100, 160, 1000km, etc.) ou aquelas onde o corredor percorre o máximo que puder em um tempo fixo (12, 24, 48 horas ou diversos dias).
Elas são realizadas nos mais variados tipos de lugares e terrenos: asfalto, terra, trilhas, montanhas, pista, etc. E nas mais variadas condições climáticas. Existem provas em condições extremas disputadas em desertos e regiões gélidas.

A ultramaratona ou simplesmente ultra, é mais velha que a tradicional maratona (a qual se originou no primeiro jogos olímpicos em 1896). Mas apenas recentemente o esporte foi reconhecido pela Federação Internacional de Atletas Amadores (IAAF). Em 1991 o IAAF reconheu uma prova de 100km. Deixando para trás a maratona que era até então tida como a corrida mais longa reconhecida pelos orgãos internacionais.

A mais longa ultramaratona certificada do mundo é a "The Ultimate Ultra" de 2092km.

domingo, 5 de julho de 2009

Resumo da Semana (29/06 à 05/07)



Primeira semana cumprida. Ufa! Foram 103km percorridos no total.

Consegui concluir todos os treinos dessa semana. Destaque para quinta, sabado e hoje (domingo).

Quinta foi treino de subidas, onde fiz 5 sequencias de sobe e desce em um trecho de 1km, com 2km de aquecimento e 2km de desaquecimento. Detalhe para o tempo, estava chuviscando e uma temperatura por volta de 15º.

Hoje e sábado foi a primeira sequencia de longos que fiz até hoje. No sabádo fiz poucos trechos de subidas, porém hoje (domingo) fiz vários trechos bem ingremes que dificultaram ainda mais o treino.

Ao final do treino de sábado ganhei uma bolha na parte superior do pé direito, devido ao atrito do tênis. Mas nada que me impossibilitasse de dar continuidade nos treinos.

O cansaço veio na metade do segundo longo. É apenas o inicio e meu corpo terá que se acostumar.